107 News

quarta-feira, outubro 18, 2006

Destaques da Edição de quarta feira



Edição Especial
HOMENAGEM AO DR. ANTONIO MELUCCI.
+ 17/10/2006
“ANTONIO MELUCCI”

OBRIGADO POR VOCÊ TER EXISTIDO


Tudo começou entre o final da década de 50 e início da década 60, quando Itápolis perdia o cirurgião Dr. Eduardo do Amaral Lyra, cuja lembrança está perpetuada através da avenida que dá o principal acesso à nossa Santa Casa e, que permaneceu em nossa cidade desde o ano de 1943, procedente da cidade de Jaú, sua terra natal e aqui exerceu a medicina até o final de sua vida. Com o falecimento do Dr. Lyra, como era conhecido e chamado por todos, preocupada com a falta de um cirurgião para a Santa Casa, a mesa diretora daquele nosocômio, saiu a procura de alguém que pudesse ocupar a lacuna deixada por Dr. Lyra. Procura daqui, procura dali, eis que com a ajuda do senhor José Monteiro, surge o nome de um cirurgião quase que recém formado e que depois de tanta insistência, acabou aceitando o convite para assumir o posto de cirurgião de nosso hospital.
Este cirurgião era exatamente o Dr. Antonio Melucci, um homem simples, humilde e de um coração extremamente caridoso que chegava à Itápolis juntamente com sua família para aqui residir e exercer a profissão que havia escolhido:- a medicina. A família itapolitana, como sempre, recebendo com todo carinho aqueles que aqui chegavam para ficar, não se portou de maneira diferente e, em pouquíssimo espaço de tempo, a família Antonio Melucci estava rodeada de amigos e que a fazia sentir no dia-a-dia o carinho e amizade de todos.
Nosso complexo hospitalar na época, era constituído de apenas duas alas:- o prédio primitivo construído pelo médico Paulo Brasil e a Maternidade Julieta Lyra. Tendo assumido a provedoria da Santa Casa, o Dr. Antonio Melucci, soube durante todo o tempo em que permaneceu no cargo, administra-la com garra, determinação e sabedoria e, sentindo a necessidade de ampliação do espaço físico do hospital, idealizou, projetou e construiu uma terceira ala interligando o prédio primitivo à maternidade hoje conhecido como “pavilhão”. Nós que na década de 70 já convivíamos com o Dr. Melucci , somos ao lado de tantos outros, testemunhas da luta travada por ele para ver seu sonho transformar-se em realidade. Foram anos e anos de trabalho, campanhas e mais campanhas junto à população e aos poderes constituídos, para que esta mesma população pudesse ver ampliado o seu complexo hospitalar. O velho ditado que diz que:- “o exemplo vem de casa”, foi se não a principal, uma das principais bandeiras empunhadas por Antonio Melucci. Nos lembramos que quando havia falta de leite e de carne para suprir as necessidades dos internados e seus eventuais acompanhantes, Melucci garantia o suprimento muitas vezes com produtos que vinham de sua propriedade.
Ainda na época em que o café era cultivado em relativa escala em nosso município, a um simples pedido do Melucci, os cafeicultores doavam sacas de café para o hospital e, tudo que se pedia era prontamente atendido. Na época, Melucci conseguia conciliar suas atividades profissionais tanto no Centro Cirúrgico quanto na consultório com as de um exímio administrador na provedoria do hospital. Era o primeiro a chegar. Emtre cinco e cinco e meia da manhã, religiosamente todos os dias, lá estava o Dr. Melucci circulando pelos corredores, visitando seus pacientes e fazendo as prescrições antes de seguir para o Centro Cirúrgico. Como cirurgião geral, Antonio Melucci fez os mais diferentes tipos de cirurgias e jamais recusou-se a atender qualquer ser humano, independentemente de sua condição financeira. Sempre atendeu com atenção, dedicação e esmero, até mesmo aqueles que o procuravam fora de hora em sua residência. A noite, se não era o último, pelo menos era um dos últimos a deixar a Santa Casa. Seu hábito de visitar cada paciente antes de ir para o merecido repouso sempre foi cumprido a risca. E quando chamado de urgência durante a madrugada, em pouquíssimos minutos lá estava ele para prestar o socorro médico. E esse importante trabalho perdurou até que problemas de saúde o retiraram, contra sua vontade, de suas atividades profissionais. Foram mais de 40 anos de trabalho, dificuldades, obstáculos e por algumas vezes até espinhos, porém, o cidadão itapolitano e médico Antonio Melucci. nunca deixou-se abater pelo desânimo. Ao contrário; sempre encontrava solução para tudo. Ao longo de sua vida profissional praticamente toda ela dedicada à Itápolis, foram milhares de cirurgias, milhares de consultas e milhares de atendimentos ambulatoriais. Quantas vidas foram salvas por suas abençoadas mãos. Quantos de nós, considerando-se também aqueles que já nos deixaram, não fomos pelos menos uma vez atendidos por ele no mister de seu trabalho profissional.
“ É . . . mas as vezes o destino nos reserva situações que não conseguimos compreender. Aquele que tratou e curou tantas enfermidades e infelizmente não conseguiu a cura de outras talvez por não estarem ao alcance da medicina já que os desígnios de Deus estão fora do alcance da ciência, teve que passar por um longo período de enfermidade incurável ao poder, a capacidade e a sabedoria humana, para demonstrar que:- as pessoas que não puderam ser curadas por ele, foi porque Deus tinha outros planos para elas.”
Dr. Antonio Melucci! Permita-me chamá-lo de mãos abençoadas, coração de ouro e sabedoria iluminada.
Sua passagem por esta terra terminou e com ela termina também a sua nobre missão de médico e sua conduta ilibada como cidadão, mas seu nome e sua lembrança, com certeza, ficarão perpetuados por todos aqueles que tiveram a felicidade de conhece-lo, admira-lo como profissional, cidadão e acima de tudo amigo. Com absoluta convicção Dr. Melucci, sua partida deixará entre seus milhares de amigos uma lacuna que somente ficará preenchida com as homenagens que você recebeu ainda em vida:- a COGAM e o Edifício Antonio Melucci, que orgulhosamente ostentarão seu inesquecível nome para sempre. Mas sempre que a saudade bater mais forte em nossos corações; tenha certeza:- o nosso consolo será alcançado por tudo que você representou para Itápolis e sua gente. Obrigado por você ter existido. Obrigado por esses mais de 40 anos de serviços prestados à nossa comunidade e, que em sua nova e eterna morada você encontre a recompensa Divina. A notícia de seu falecimento consternou a todos nós que tivemos a felicidade de conhece-lo. Era o fim de sua missão neste tempo de passagem pela terra. Hoje você vai para sua eterna morada. Mas Deus, em sua infinita bondade, quis deixar um sinal que nos da a certeza de que seu lugar estava reservado junto à Ele, o Pai Celestial. Você será sepultado exatamente no dia 18 de Outubro; coincidência ou não, hoje comemora-se “ O DIA DO MÉDICO”, profissão que você abraçou e a desempenhou com muito amor e dedicação. É . . . são os desígnios de Deus, incompreensíveis à nossa minúscula sabedoria, diante da infinita sabedoria divina. É assim que Deus acolhe junto Dele, aqueles seus filhos que cumpriram com dedicação e amor sua missão terrena. Descanse em paz Dr. Antonio Melucci.