107 News

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Destaques da Edição desta quinta feira (21/12)

Notícias Locais
PROTEÇÃO SOLAR: Como se bronzear de maneira saudável neste verão

A estação mais quente do ano chegou. Durante o verão, o filtro solar é item indispensável. Cada vez mais moderno, hoje, o Fator de Proteção Solar, FPS, varia de 2 a 60. Esse número indica o tempo que a pele demora para ficar vermelha quando é exposta sem proteção. Quanto maior o FPS, menores vão ser os prejuízos. De acordo com os especialistas, o mínimo para uma proteção adequada é o fator 15, inclusive para pessoas de pele negra. Elas, apesar de terem maior quantidade de melanina, que é uma proteção natural, podem queimar. Para as peles mais claras, o valor é relativo, como explica a dermatologista Taciana Sugai.
"Essa proteção varia com a pele de cada um. Isso vai depender da cor da pessoa, da idade dela, de uma série de fatores, principalmente a cor. Pessoas mais claras devem dar preferência para um protetor com FPS no mínimo 30."
O uso de bronzeadores não é recomendado quando a pele ainda não se acostumou ao sol. Atualmente, é possível encontrar alguns desses produtos com FPS 4, 6 e 8. No entanto, eles não são recomendados para um bronzeado saudável. A dermatologista ensina que a melhor maneira de conseguir uma cor sem prejudicar a pele é ir com calma.
"O que pode acontecer quando a pessoa quer pegar um bronzeamento, ela pode, inicialmente, com a pele mais pálida, usar nos primeiros dias um fator de proteção adequado ao seu tipo de pele e, quando a pele estiver um pouco mais acostumada pelo sol, um pouco mais bronzeadinha, ela pode diminuir esse fator de proteção e até, no final, usar um bronzeador."
Para aproveitar o verão com tranqüilidade, a rotina de aplicação do filtro é fundamental. O primeiro passo é espalhar uma quantidade generosa pelo corpo 30 minutos antes da exposição ao sol. Pés e couro cabeludo não devem ser esquecidos. Ao chegar na praia ou na piscina, a proteção deve ser repetida a cada duas horas ou depois de sair da água.


BRINDE À SAÚDE: Como não exagerar no consumo de álcool durante as festas de final de ano

Nesta época de festas e confraternizações, quando o assunto é bebida, muita gente acaba passando da conta. E exagerar na dose significa acordar no dia seguinte com um mal-estar generalizado, principalmente dor de cabeça e desidratação. Para quem quer aproveitar as comemorações sem problemas, a dica é brindar com uma quantidade moderada de álcool e não se esquecer de intercalar a bebida com água ou sucos. É fundamental, também, não ficar mais de três horas sem se alimentar. Quando o processo de digestão é dividido entre bebida e comida, o organismo torna mais lenta a entrada do álcool na corrente sanguínea. A quantidade ideal de doses para cada pessoa varia, como explica a nefrologista Daniela Salomão.
"O que é recomendado em linhas gerais é, no máximo, para homem de seis drinques por noite e para mulher, quatro. Mas lembrando sempre que depende do peso corporal de cada um e do hábito de beber. Pessoas magras que estão abaixo do peso, por exemplo, homem até 60 quilos e mulher até 50 quilos, beber, se possível, muito pouco."
Misturar bebidas destiladas e fermentadas não é uma boa idéia. Sem a noção da quantidade de teor alcoólico que está ingerindo, a pessoa acaba exagerando. Por isso, é melhor continuar com um mesmo tipo de drinque a noite toda. E se no dia seguinte a dor de cabeça e o mal-estar incomodarem, os melhores remédios são a hidratação e uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras.

Entrevista de Estúdio
Sargento Esteves comandante da Polícia Militar de Itápolis

Notícias Nacionais
· Promotoria pede pena máxima para acusados de queimar família
· Tragédia anunciada choca a população de Franca
· Falso Papai Noel assalta supermercado no sul de MG

Data comemorativa.
Hoje dia 21 de dezembro comemorações e fatos desse dia:
Dia do Atleta
DIA DOS ARTISTAS PROFISSIONAIS