107 News

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Destaques da Edição de Quarta Feira (20/12)

Notícias Locais
TABAGISMO: Cigarros light são tão nocivos à saúde quanto os comuns
Todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. A indústria tabagista também e, para não perder os consumidores, lançou os cigarros light. Mas a troca não significa o fim dos problemas de saúde e da dependência, ao contrário do que os fabricantes fazem parecer. O pneumologista Carlos Alberto Viegas, professor da Universidade de Brasília, alerta que fumar esse tipo de cigarro pode ser ainda mais prejudicial à saúde do que a versão normal.
"Não existe cigarro seguro. Qualquer tipo de cigarro que fumarmos, estamos agredindo o nosso organismo. O que ele tem é um pouco menos nicotina, mas todas as outras quatro mil e tantas substâncias que são maléficas para o organismo continuam iguais. Então, o risco de fumar o cigarro dito light é exatamente o mesmo. E o que é mais agravante ainda: como ele tem menos nicotina, as pessoas fumam um número maior de cigarros. Na verdade, elas estão se intoxicando muito mais do que da forma anterior."
O professor lembra que é proibido no País o uso do termo light nas embalagens de cigarro. Porém, as fábricas tentam burlar a lei modificando as cores do produto.

QUESTÃO DE PELE: Combinação sol e frutas cítricas pode provocar alergias
O manuseio de frutas como limão, laranja e abacaxi requer cuidado durante os meses de verão. É justamente nessa época que aumenta a incidência da fitofotomelanose, uma reação alérgica que acontece quando a pele é exposta ao sol logo depois de ter contato com frutas cítricas. O problema pode acontecer até mesmo quando se toma uma caipirinha ou um sorvete de limão. Em casos mais graves, podem ocorrer o surgimento de manchas avermelhadas, bolhas, ardência e coceiras. Mas com alguns cuidados é possível se prevenir. É o que aconselha o dermatologista Gustavo Godoy.
"Os cuidados que deve ter são: não manusear essas frutas e vegetais diretamente exposto ao sol e lavar bem as mãos ou a área que teve contato com essas substâncias antes de se expor ao sol. É importante também que você lave antes de passar o protetor solar e tire aquelas substâncias que penetram na pele e depois aplique o protetor solar."
As manchas de fitofotomelanose desaparecem com o tempo. Para ajudar no clareamento delas, a pessoa pode fazer uso de cremes prescritos por um dermatologista.

Entrevista de Estúdio
Fernando Travensollo Presidente eleito da câmara municipal

Notícias Nacionais
· Previdência publica lista com mais 83.963 benefícios suspensos
· Governo e centrais sindicais fecham acordo para salário mínimo de R$ 380
· Parlamentares prometem defender aumento dos salários para R$ 16.500
· Aposentado é agredido pelo próprio filho

Data comemorativa.
Hoje dia 20 de dezembro comemorações e fatos desse dia:
DIA DO MECÂNICO