107 News

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Destaques da Edição desta Terça Feira

Notícais Locais
Calouros da UFSCar participarão de trote solidário
O objetivo é arrecadar alimentos para instituições do município

Para a recepção e confraternização de seus 1.445 novos alunos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) organiza, de 5 a 9 de março, a Calourada 2007. A programação no campus de São Carlos inclui recepção nas coordenações de curso e na Reitoria, palestras, sessão de cinema no CineUFSCar, gincana, trote solidário, festas e “Baile do Bixo”.
No trote solidário, os calouros arrecadam alimentos, produtos de higiene, roupas, sapatos e brinquedos nos bairros de São Carlos. Eles se dividem em equipes que ficam responsáveis por cada ponto de arrecadação espalhado na cidade. Depois, a UFSCar recolhe o que foi arrecadado, separa e distribui para 12 instituições carentes do município.
Roberto Tomasi, Pró-Reitor de Graduação da UFSCar, disse que, neste ano, a Universidade está com uma campanha para minimizar o trote, transformando-o numa confraternização. Para isso, uma carta dos coordenadores de curso foi entregue aos alunos falando das sanções disciplinares que ele pode sofrer. “A carta também trata da tradição da UFSCar que era de não ter o trote. O que acontece hoje é recente na história da Universidade. Queremos voltar à tradição”, explica Tomasi.
Também na programação da Calourada, no dia 7 de março, a Editora da UFSCar (EdUFSCar), localizada no piso da Biblioteca Comunitário (BCo), irá oferecer desconto de 50% nos livros para o público geral.
A UFSCar também participará da I Feira da Sucata do Bixo, no dia 11 de março, na Praça Central do campus da USP. O evento é realizado pela USP Recicla. O objetivo é promover a troca, a compra e venda de objetos usados (livros, apostilas, CDs, móveis, eletrodomésticos, roupas) entre a comunidade universitária e os estudantes integrantes.

Araras e Sorocaba
No campus de Araras, os calouros além de participar do trote solidário, terão o trote ecológico, no qual os novos alunos são convidados a plantar árvores na Universidade. Eles participarão também de dinâmica de grupo, farão uma visita ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) e um passeio para conhecer a cidade.
Os calouros de Sorocaba também realizarão atividade ecológica: farão plantio de mudas nativas no campus. A programação inclui ainda um café da manhã de boas vindas, trote solidário, visita ao patrimônio histórico-cultural da Fazenda Ipanema e show musical.


PM apreende cocaína e crack no Parque Jaraguá
Policias militares a preenderam pequena porção de cocaína e 10 pedras de crack em ronda de rotina realizada na região do Parque Jaraguá, na madrugada de ontem. No boletim de ocorrência, eles informaram que à 03h23 avistaram um veículo na quadra 18 da avenida Pinheiro Machado e, ao vistoriar o veículo e os ocupantes, encontraram a droga.Segundo os PMs, um dos três ocupantes era adolescente. Dez invólucros em plástico de crack foram localizados no assoalho do veículo, um Celta prata, placas DBU 4598, de Itápolis-SP. Os policiais disseram que o condutor do veículo alegou que obteve a porção de cocaína por R$ 10,00 de um adolescente. Eles teriam se conhecido em encontro no Posto Vitória, à noite, e lá conversaram sobre onde e como encontrar a droga, sendo levados até a avenida Pinheiro Machado. Um dos envolvidos afirmou ser viciado.

Entrevista
Ivana Cominato - Secretária da Promoção Social

Notícias Nacionais
· Previdência Social tem déficit de R$ 3,696 bilhões em janeiro
· Briga entre sem-terra acaba em mortes no Paraná
· Criança é assassinada no colo do avô em são paulo.

Hoje dia 27 de fevereiro de 2007 comemorações e fatos desse dia:
Dia NACIONAL DOS IDOSOS
DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO