107 News

segunda-feira, março 12, 2007

Destaques da Edição desta Segunda Feira (12/03)

Notícias Locais
CAMPANHA: Ministério da Saúde faz alerta sobre riscos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas
Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Na última semana, a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, foi palco de uma mobilização sobre um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo: o consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Neste mês, o Ministério da Saúde promove uma campanha que pretende chamar a atenção, principalmente dos jovens, sobre os riscos e danos associados ao uso exagerado de álcool. De acordo com o ministério, no País morrem 17,5 mil pessoas anualmente vítimas de acidentes de trânsito associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, o consumo prejudicial de álcool também provoca situações de violência, sexo desprotegido e danos à saúde física. O técnico da Área de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do ministério Francisco Cordeiro ressalta a importância da campanha.
"O mérito da campanha é trazer essa discussão e, a partir disso, os agentes públicos, o governo nos três níveis, federal, estadual e municipal, e também a sociedade civil se posicionem em relação a isso. Eu acho que o grande mérito da campanha é iniciar essa discussão e cada parte da sociedade, seja governo, seja sociedade civil, tomar algumas atitudes em relação a isso."
A campanha "Pratique Saúde/Consumo de Bebidas Alcoólicas" vai ser veiculada até o dia 18 de março por meio de um comercial de televisão, cartazes, materiais informativos e em páginas na internet.


1 ANO DE VACINAÇÃO CONTRA ROTAVÍRUS: 1 MILHÃO DE DOSES APLICADAS EM SP
Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta dados até esta terça-feira, 6 de marçoUm ano de vacinação contra rotavírus. A data é comemorada neste mês de março. Balanço exclusivo da Secretaria de Estado da Saúde aponta que cerca de 1 milhão de doses foram aplicadas em todo o Estado neste primeiro ano.Em 6 de março de 2006 teve início a vacinação contra rotavírus na rede pública de saúde. Para ficar imune à doença as crianças precisam tomar duas doses da vacina. A primeira deve ser aplicada em crianças com dois meses de idade (no máximo com três meses e 7 dias); a segunda dose em crianças com cinco meses de idade (no máximo com cinco meses e 15 dias). É de extrema importância respeitar espaço de pelo menos um mês entre cada dose. No primeiro ano de vacinação foram aplicadas cerca de 640 mil primeiras doses e 450 mil segundas doses. A diferença deve-se exatamente ao respeito que deve-se ter pelo intervalo entre as duas doses."A inclusão desta vacina no calendário é de extrema importância, pois permite que todas as crianças fiquem protegidas contra complicações do rotavírus. É importante respeitar as idades de aplicação de cada dose", afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.O rotavírus provoca diarréia, principalmente em crianças, especialmente no inverno, quando os pronto-socorros pediátricos sofrem sua maior demanda. A doença pode levar à norte. No mundo ocorrem cerca de 125 milhões de casos de diarréia por rotavírus a cada ano, causando cerca de 600 mil a 870 mil óbitos por ano.

Notícias Nacionais
· Temer é reeleito presidente do PMDB com 598 votos
· Criminosos rendem família durante assalto e jogam criança de carro
· Pesquisa mostra que eleitor brasileiro é favorável a reeleição

Hoje dia 12 de Março de 2007 comemorações e fatos desse dia:
Dia Nacional do Bibliotecário